Profissionais da saúde se especializam em Libras

23 de junho de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão está oportunizando aos profissionais de saúde do município participarem de um curso de libras, resultado de uma parceria da secretaria municipal de Saúde com o CAS (Centro de Apoio ao Surdo) e profissionais da educação de surdos do Paraná.

O objetivo é capacitar esses profissionais da saúde municipal para melhorar a acessibilidade para as pessoas surdas, eliminando aos poucos a dificuldade de comunicação entre os pacientes e os profissionais, tornando o atendimento cada vez mais acolhedor e humanizado. No momento o curso está sendo disponibilizado para a primeira turma, mas na sequência outras também terão a mesma oportunidade.

Outra importante iniciativa da prefeitura está em funcionamento desde julho de 2019. Trata-se da Central de Interpretação de Libras, que se tornou referência na região, pois foi a primeira implantada no Sudoeste. A Central funciona na secretaria municipal de Educação e tem como principal foco o apoio à acessibilidade. A comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais garante o acesso às informações, a participação efetiva da pessoa surda na sociedade, além de garantir e preservar os seus direitos.