Prefeitura amplia cirurgias ginecológicas

22 de janeiro de 2024

Prefeito Cleber Fontana com o secretário Manoel Brezolin

A Prefeitura de Francisco Beltrão vai ampliar os investimentos nas cirurgias ginecológicas para agilizar esse tipo de procedimento e reduzir a fila de espera. “Além dos investimentos que já realizamos, estamos liberando nesta etapa mais R$ 1 milhão por meio de convênios com hospitais da cidade e da região”, explica o prefeito Cleber Fontana. Os últimos detalhes foram acertados nesta segunda-feira (22), durante reunião com o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin.

As cirurgias ginecológicas são eletivas, ou seja, não são consideradas urgentes, mas os problemas desta natureza interferem na qualidade de vida das pessoas. São procedimentos realizados no aparelho reprodutor feminino, como a remoção do colo do útero. A meta, de acordo com o prefeito, é iniciar os agendamentos das cirurgias neste mês. “Queremos contemplar o maior número de pessoas que estão aguardando o procedimento”, relata o prefeito.

O secretário Manoel Brezolin aproveitou para agradecer a dedicação da médica Amanda Silva Saggiorato, coordenadora de regulação e diretora clínica da secretaria, e da enfermeira Elaine Antes Anghinoni, do setor de Atenção à Saúde, que atuaram na viabilização do projeto. “Em breve vamos iniciar os contatos com as pessoas que estão cadastradas à espera desse tipo de cirurgia para a realização dos procedimentos”, relata o secretário.