Prefeito Cleber propõe criar estrutura de saúde para o homem

6 de fevereiro de 2023

      Durante pronunciamento no lançamento da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Francisco Beltrão, nesta segunda-feira (06), o prefeito Cleber Fontana propôs a criação de uma unidade de saúde exclusiva para atendimento dos homens. “Já temos uma estrutura dirigida para as mulheres e agora queremos criar uma para os homens. É importante que este tema seja levado pelo Conselho para a Conferência e contribua com sugestões para a estrutura”, disse o prefeito.

       “Ao contrário das mulheres, os homens procuram menos o atendimento de saúde, principalmente para a prevenção. Infelizmente ainda existe este tabu. São muitas doenças evitáveis com exames frequentes e ações preventivas. A nossa meta é criar a estrutura para quebrar este tabu e facilitar o acesso dos homens”, comenta o prefeito. Também dos investimentos que o município realiza na área de saúde. Segundo ele, quase 40% do orçamento do município é direcionado para esta área.

       Falaram ainda durante o lançamento o presidente do Conselho, Ozório Borges Neto, a diretora da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, o vereador Quintino Girardi, o coordenador da Conferência, Alesandro Rodrigues Perondi, e o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin. Também integraram a frente de honra os vereadores Oberdan Saretta, Pedro Tufão Filho e Silmar Gallina, e a coordenadora dos Conselhos de Saúde na 8ª Regional, Raquel Guancino.

        A Conferência Municipal de Saúde será no dia 11 de março, no auditório da Unipar. É aberta a todos os segmentos da sociedade (gestor, prestador de serviço ao SUS, trabalhador de saúde e usuários do SUS). Ela tem as seguintes finalidades: contribuir para formulação da política de saúde no âmbito do município, com propostas para o Plano Municipal de Saúde; definir a organização e as normas do seu funcionamento e eleger os membros do Conselho Municipal de Saúde.

        Durante a programação será realizada palestra com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Participarão representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Seus delegados serão eleitos nas Pré-Conferências, conforme calendário já estabelecido pelo Conselho.

        A primeira pré-conferência será no dia 23 de fevereiro de 2023, às 19h30, no Espaço da Arte, dirigida para trabalhadores de serviços de saúde do SUS, quando serão eleitos 40 delegados e 40 suplentes, bem como serão definidas as propostas do segmento para a conferência.

       No dia 24 de fevereiro, no mesmo local e horário, será para os usuários do SUS municipal, com a escolha de 80 delegados e 80 suplentes, bem como as propostas do segmento. No dia 27 de fevereiro, às 19h30, no Espaço da Arte, envolverá gestores e prestadores de serviços de saúde do SUS municipal. Serão escolhidos 40 delegados titulares e 40 suplentes, bem como as propostas destes segmentos. 




Pular para o conteúdo