Neste sábado tem vacinação contra a Covid

28 de maio de 2021

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que neste sábado, dia 29 de maio, terá três frentes de vacinação contra a covid-19. Na parte da manhã será disponibilizada a primeira dose para gestantes com idade a partir dos 18 anos e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) com comorbidades ou em situação considerada de alto risco. A vacinação será no Instituto da Mulher, ao lado da Farmácia Municipal da Cango, das 07h30 às 11h30.

Para receber a imunização é preciso apresentar a carteira de gestante e a prescrição médica indicando a necessidade de vacina. A secretaria alerta que a decisão de tomar ou não a vacina é de competência exclusiva da gestante e da puérpera, mas todas que optarem por receber a imunização terão a vacina disponibilizada durante a manhã.

Na parte da tarde, das 13h00 às 17h00, tem a primeira dose da vacina para pessoas com comorbidades e deficiência permanente, na faixa etária dos 50 aos 59 anos. Devem se dirigir nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Pinheirinho e Vila Nova. Os critérios de quem receberá a vacina são determinados pelo Ministério da Saúde.

As comorbidades são: hipertensão com o uso de dois ou mais medicamentos; asma que requer uso de corticoide inalatório (bombinha); pulmão ou rim único e tuberculose em tratamento. Em todos os casos é preciso apresentar receita ou laudo médico. Em relação a deficiência permanente, a comprovação pode ser feita com laudo médico, com a identidade (se constar a deficiência no documento) ou o cartão de estacionamento.

Além disso, no Espaço da Arte, das 13h00 às 15h00, a vacina estará disponível para trabalhadores da educação com idade a partir dos 43 anos. Neste caso devem apresentar a declaração fornecida pelo estabelecimento de ensino onde trabalham. Neste caso a vacinação será mantida enquanto houver disponibilidade de doses