Levantamento mostra a infestação da dengue

16 de junho de 2021

       A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão está divulgando o resultado do terceiro levantamento realizado neste ano sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice é de 2,0, considerado de médio risco e ficou abaixo do levantamento anterior, de 3,2%. Na semana de 7 a 12 de junho foram feitas vistorias em 1.500 imóveis. A maior incidência de larvas está no Centro e nos bairros São Miguel e Guanabara.

      De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, “o índice poderia ter sido menor, pois não houve temporada chuvosa nas últimas semanas”. Também relata que mais uma vez os focos foram encontrados principalmente nos pratos de vasos de flores, cisternas, baldes ou tanques com água e produtos recicláveis nos pátios das residências. Os focos, quase que na totalidade, foram localizados em locais habitados. Somente dois estavam em terrenos baldios.

       Pelos dados oficiais da secretaria, de janeiro até agora Francisco Beltrão tem  52 confirmados. Destes, 2 são importados e os demais autóctones, ou seja, contraídos no próprio  município. “Precisamos que a população colabore, eliminando os focos e fazendo vistorias frequentes, porque somente com este trabalho conjunto das nossas equipes e da comunidade será possível manter a situação controlada”, alerta Tania Lise.




Pular para o conteúdo