Levantamento mostra a incidência do aedes em Beltrão

16 de janeiro de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o resultado do primeiro levantamento realizado em 2023 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O índice foi de 2,4%, considerado de médio risco. De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, esse índice é o mais baixo para o mês de janeiro dos últimos sete anos. “Tradicionalmente nesta época a infestação aumenta em função das chuvas mais frequentes e do calor. Em relação aos anos anteriores o índice foi menor, mas todos os cuidados devem ser mantidos e intensificados”, relata Tania.

O levantamento foi realizado em 1.555 domicílios. Foram localizados 37 focos, sendo 34 em locais habitados e 3 em terrenos baldios. No período de agosto de 2022 até agora foram confirmados 8 casos de dengue em Francisco Beltrão. O ano epidemiológico para acompanhamento de casos de dengue vai de agosto até julho do ano seguinte, conforme determina a Secretaria de Estado da Saúde.

A coordenadora também informa que as equipes da secretaria que atuam neste setor estão diariamente nas ruas, orientando a comunidade, mas salienta que a colaboração da população é fundamental para manter o controle. “Se todos fizerem a sua parte neste trabalho conjunto do poder público e a comunidade, podemos manter a situação controlada”, enfatiza.