Infestação do mosquito aedes diminui em Beltrão

11 de setembro de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, o resultado do quinto levantamento realizado neste ano sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice ficou em 0,4%, considerado de baixo risco e menor que o levantamento anterior, realizado em julho, que foi de 1,4%.

Foram vistoriados 1.600 domicílios e terrenos baldios em todas as regiões da cidade. De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, larvas foram localizadas principalmente em materiais recicláveis e pneus. Os focos foram verificados nos bairros Guanabara, Padre Ulrico, Terra Nossa, Júpiter e São Cristóvão.

“Neste ano não tivemos frio rigoroso durante o Inverno, por isso estamos felizes com esta redução. Isso mostra que o trabalho conjunto do poder público com a comunidade vem apresentando resultado satisfatório”, diz a coordenadora.

Também reforça que todos devem continuar colaborando, pois em breve chega o Verão, época onde geralmente a incidência do aedes aumenta. O atual período epidemiológico começou em agosto e até agora foram confirmados três casos de dengue em Beltrão. Em relação a Chikungunya e Zika, nenhum caso foi confirmado.