Grupo de comorbidades é vacinado contra a COVID-19

11 de maio de 2021

        A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão prossegue com a vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários de comorbidades. É mais uma etapa do calendário de vacinação que está sendo colocado em prática em todo o Brasil. A vacinação está sendo feita nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Industrial, Pinheirinho, São Miguel e Vila Nova, no horário das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

          Estão sendo vacinadas pessoas a partir dos 18 anos com Síndrome de Down; portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com idade a partir dos 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, também a partir dos 18 anos; pessoas com comorbidades com idade entre 50 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), dos de 50 aos 59 anos e idosos a partir dos 60 anos.

         Para se vacinar é necessário apresentar a carteirinha de vacinação, Cartão do SUS, identidade e CPF. Para o grupo comorbidades é preciso apresentar o formulário de vacinação comorbidades covid-19 ou o atestado/declaração médica especificando a comorbidade ou receitas de medicamentos e exames que comprovem a comorbidade.  No caso de receitas, preferencialmente deve ser com data dos últimos 6 meses.

        Em relação aos hipertensos, onde a declaração ou atestado médico não define o estágio da hipertensão presente no plano de vacinação, devem apresentar além da declaração médica, as receitas dos medicamentos com datas dos últimos 6 meses). As gestantes e puérperas com comorbidades devem apresentar a prescrição médica especificando a comorbidade ou exames ou prescrições de medicamentos.

      Para deficiência permanente que recebem o BPC exige-se a lista nominal dos beneficiários do BPC; cartão BPC; laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique a condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.




Pular para o conteúdo