Chegaram as vacinas da Pfizer

31 de maio de 2021

      No final da tarde desta segunda-feira (31) o município de Francisco Beltrão recebeu 1.170 doses de vacina da Pfizer contra a covid-19 para a primeira dose. A secretaria municipal de Saúde montou uma logística diferenciada, porque o processo de aplicação precisa de celeridade. 

        A vacina da Pfizer deve ser mantida em uma temperatura entre 15 e 25 graus abaixo de zero e a partir do momento que é descongelada pode ser mantida em refrigerador em temperatura de 2ºC e 8ºC por 5 dias. A sua preparação também demora mais que as outras, pois deve ser diluída. Está disponível nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Pinheirino e Vila Nova, com atendimento das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira.

      Os critérios de quem recebe a vacina são determinados pelo Ministério da Saúde. Este lote veio destinado à pessoas com idade entre 18 e 59 anos com comorbidades ou deficiência permanente. As comorbidades são: hipertensão com o uso de dois ou mais medicamentos; asma que requer uso de corticoide inalatório (bombinha); pulmão ou rim único e tuberculose em tratamento, além das demais presentes no Plano Estadual. Em todos os casos é preciso apresentar receita ou laudo médico.

        Em relação a deficiência permanente, a comprovação pode ser feita com laudo médico, com a identidade (se constar a deficiência no documento) ou o cartão de estacionamento. Quem se enquadra nestas situações pode procurar os locais de vacinação para receber a imunização.




Pular para o conteúdo