Campanha de aleitamento materno entrega premiação

21 de setembro de 2021

Na sexta-feira, dia 16, aconteceu a entrega da premiação da Campanha Municipal de Aleitamento Materno de Francisco Beltrão, realizada durante o “Agosto Dourado”, mês dedicado para ações de divulgação e incentivo ao aleitamento. A iniciativa é da prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde e do Programa Acolher.

Neste ano a vendedora é Stefany Finger e seu filho Cristopher Gael Finger Polasso, de seis meses. Ela postou nas redes sociais uma foto amamentando e marcou os perfis do Programa Acolher no instagran e facebook. Como premiação ganhou um ensaio fotográfico com a família e um dia de produção para as fotos com cabelo, maquiagem e massagem relaxante.

A campanha foi exclusivamente online, devido a pandemia. Mãe e filho serão as imagens de divulgação da campanha de 2022. “Todos os anos realizamos esta mobilização para incentivar o aleitamento materno, que é fundamental para a saúde da criança”, comenta Manoel Brezolin, secretário municipal de Saúde.

De acordo com Aline Schmatz, coordenadora do Programa Acolher, além da campanha, durante o mês de agosto foram realizadas oficinas para os profissionais de saúde da rede municipal e também, em parceria com a 8ª Regional, para os profissionais de saúde dos 27 municípios da região.

“Até outubro promoveremos capacitações para as agentes comunitárias de saúde em relação ao aleitamento materno, para que todas as equipes possam estar preparadas para acolher as mães e os bebês e auxiliá-los em qualquer situação de dificuldade com o aleitamento materno”, informa Aline.

Também lembra que o Programa Acolher atende toda a população. Em caso de dúvida ou dificuldade, a pessoa deve se dirigir a uma unidade de saúde para ter o encaminhamento para o atendimento da equipe do Acolher.

O programa desenvolve ao longo do ano diversas ações para a assistência de saúde materno infantil. Além dos atendimentos a gestantes, lactantes, puérperas e os bebês, com foco na alimentação da gestante, nascimento, aleitamento materno e a introdução alimentar, também ocorrem capacitações para os profissionais de saúde da rede, para que eles possam estar preparados para atender as mamães e seus bebês no processo de amamentação.