Beltrão receberá vacinas da Pfizer

28 de maio de 2021

HEALTH-CORONAVIRUS/VACCINES-PFIZER-ASIA

        Francisco Beltrão está no seleto grupo de municípios do Paraná contemplados com um lote de vacinas da Pfizer para a campanha de vacinação contra a covid-19. A chegada de 1.170 doses está prevista para próxima semana. A secretaria municipal de Saúde já está montando a logística, porque o processo de aplicação precisa de celeridade.  

        A vacina da Pfizer deve ser mantida em uma temperatura entre 15 e 25 graus abaixo de zero e a partir do momento que é manuseada para ser aplicada dura no máximo cinco dias. A sua preparação também demora mais que as outras. Será disponibilizada nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Pinheirino e Vila Nova.

      Os critérios de quem receberá a vacina são determinados pelo Ministério da Saúde. Terão acesso pessoas com idade entre 50 e 59 anos com comorbidades ou deficiência permanente. As comorbidades são: hipertensão com o uso de dois ou mais medicamentos; asma que requer uso de corticoide inalatório (bombinha); pulmão ou rim único e tuberculose em tratamento. Em todos os casos é preciso apresentar receita ou laudo médico.

        Em relação a deficiência permanente, a comprovação pode ser feita com laudo médico, com a identidade (se constar a deficiência no documento) ou o cartão de estacionamento. Quem se enquadra nestas situações deve ficar atento, pois quando a vacina chegar, na próximas semana, será feita uma ampla divulgação para que rapidamente todas as doses sejam aplicadas.




Pular para o conteúdo