Beltrão realiza mais um Dia D contra o sarampo

20 de fevereiro de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão agendou para o dia 29 de fevereiro, sábado da próxima semana, a realização de mais um Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. Será das 08h00 às 17h00 nas unidades de saúde dos bairros Cango, Vila Nova, Alvorada, São Miguel, Padre Ulrico, Pinheirinho, Pinheirão e Sadia, totalizando oito locais.

A campanha nacional prossegue até o dia 13 de março em todas as unidades de saúde do município. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o atendimento é prestado das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. No caso da bairro Cango, até as 19h00.

De acordo com a secretaria, é intenso em todos os postos de saúde, o que justifica a realização de mais um Dia D. A vacina é destinada para pessoas de 5 a 59 anos. Para crianças e jovens de  5 a 19 anos a campanha é seletiva, ou seja, a vacina é aplicada em quem estiver em atraso. Nesta faixa etária as pessoas devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação.

Na faixa etária de 20 a 29 anos todos devem se vacinar, independentemente da situação vacinal, a não ser que tenha feito a última dose de tríplice viral em menos de 30 dias. De 30 a 59 anos também é seletiva. Deve tomar a vacina quem estiver em atraso. Nesta faixa etária as pessoas devem ter uma dose registrada na carteira de vacinação. Os profissionais de saúde precisam ter duas doses registradas independentemente da idade.

Beltrão registra primeiro caso

O Paraná passa por um surto de sarampo. Já são 850 casos confirmados no estado. Nesta semana foi confirmado o primeiro caso da doença em Francisco Beltrão. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, trata-se de uma adolescente de 14 anos, residente em Francisco Beltrão mas que contraiu a doença em outro município. Já recebeu tratamento e passa bem. Outras dois casos suspeitos aguardam resultado de exame laboratorial.