Beltrão faz adesão para o novo curso de medicina

20 de novembro de 2023

Nesta segunda-feira (20) o município de Francisco Beltrão fez a adesão oficial no Chamamento Público para o novo curso de medicina. O termo de adesão da prefeitura e da Unipar (Universidade Paranaense) foi assinado na sala de reuniões da prefeitura, com a participação do prefeito Cleber Fontana, do diretor do campus local da universidade, Claudemir José de Souza, do secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, juntamente com integrantes da equipe administrativa da secretaria e diversos vereadores.

“É mais um momento importante e relevante para o nosso município. É preciso valorizar mais este pleito que deve resultar nesta importante conquista, em especial para as áreas de saúde e de educação”, disse o prefeito Cleber Fontana. Também parabenizou o diretor Claudemir, bem como as lideranças políticas e entidades envolvidas no pleito, considerado de suma importância para todo o Sudoeste. Cleber destaca ainda que a prefeitura está colaborando desde o início do processo e continua empenhada com toda a sua estrutura, em especial a da saúde.

“Com este curso em Beltrão mais pessoas da região terão a oportunidade de se formar e permanecer no Sudoeste, atendendo a nossa população”, disse o diretor Claudemir. Mais uma vez agradeceu a colaboração da prefeitura, através do prefeito Cleber, do vice-prefeito Antonio Pedron e toda a estrutura da saúde, deputados Zeca Dirceu, Ademar Traiano, Luciana Rafagnin e Wilmar Reichembach, Amsop, associação Empresarial, 8ª Regional de Saúde e demais segmentos envolvidos.

O novo curso de medicina vai ofertar 60 vagas. O chamamento público para a escolha da instituição deve ser concluído até meados de 2024 e o início das aulas está previsto para 2025. Se Beltrão for a escolhida pelo Ministério da Educação, passará a contar com dois cursos de medicina, pois a Unioeste já possui. “São poucas cidades no Brasil na faixa dos 100 mil habitantes com curso de medicina e seremos destaque nacional com dois cursos nesta área”, enfatiza Claudemir.

Participaram do ato de assinatura as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; professor Claudemir José de Souza, diretor da Unipar; vereadores Júnior Nesi (vice-presidente da Câmara), Dile Tonello, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, juntamente com a médica Eveline de Fabris Nicolaou, Raquel Lautert e Bruna Biezus, da equipe administrativa da secretaria.