Agente de Saúde e de Endemias concluem qualificação

9 de novembro de 2023

Foi muito prestigiada a formatura do “Projeto Saúde com Agente” na tarde desta quinta-feira (09), no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. Houve a entrega de certificados para os 73 participantes, sendo 69 Agentes Comunitários de Saúde e 4 Agentes de Combate a Endemias. Quem fez o curso também recebeu aparelhos de verificação da pressão arterial para utilizar em seus territórios de atuação.

Presente no evento, o prefeito Cleber Fontana falou sobre a importância do trabalho destes profissionais. “Vocês desenvolvem na prática a missão do servidor público, que é servir a população. Nesse contato diário com as pessoas vocês fazem a diferença na vida delas e cuidam de um bem preciso, a saúde de todos”, disse o prefeito. Também elogiou a iniciativa de participarem da formação para o aperfeiçoamento profissional.

O curso é resultado de uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde. Através desta iniciativa foi possível realizar cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. O objetivo é instrumentalizar as equipes para que realizem o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica.

“A busca por conhecimento é um dos caminhos mais eficientes para o desenvolvimento profissional e pessoal. Através do conhecimento, os profissionais de saúde tem a oportunidade de levar para a população um atendimento mais qualificado e humanizado, melhorando o acesso aos serviços de saúde das pessoas e impactando na sua qualidade de vida”, enfatiza o secretário de Saúde Manoel Brezolin.

Compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; Chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; vereadores Júnior Nesi (vice-presidente da Câmara), Jean Emiliano e Ronaldo Bizotto; secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Perondi; diretora do Departamento de Atenção à Saúde da prefeitura, Bruna Biezus; e as perceptoras do curso, Andrea Zorzo de Almeida, Jacqueline Menetrier, Simone Lotice e Tania Lise.