Ações incentivam o parto normal em Beltrão

6 de maio de 2019

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, com o apoio de diversos parceiros, agendou para esta quarta-feira, dia 8, uma programação relacionada à Semana Municipal de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado. Será no Espaço da Arte, a partir das 19h00.

As atividades visam incentivar boas práticas na assistência ao nascimento, no intuito de melhorar o cenário obstétrico na região, empoderando as mulheres e suas famílias na escolha da forma mais respeitosa, saudável e segura de nascimento.

Será apresentado o filme “O Renascimento do Parto”. Na sequência haverá mediação sobre boas práticas de assistência ao nascimento, com a presença de médico e enfermeira obstetra, Doula e outros profissionais que pautam suas práticas em evidências científicas atualizadas e baseadas na humanização.

O Brasil é um dos países com maior índice de cesáreas do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma taxa máxima de 15% de cesáreas, mas no país chega a 56%. Nos hospitais privados ultrapassa 88% dos nascimentos.

Em Francisco Beltrão, de acordo com Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC), em 2018, através do SUS, 38% dos partos foram normais e 62% cesarianas. No setor privado apenas 4% são partos normais.

Segundo a OMS, a cesariana é um procedimento cirúrgico que, quando realizado por razões médicas, pode salvar a vida da mulher e de seu bebê. No entanto, muitas delas são feitas desnecessariamente, o que pode colocar em risco a vida e o bem-estar das mães e de seus filhos tanto no curto como no longo prazo.