Desenvolvimento Socioeconômico de Beltrão é destaque no Paraná 

13 de setembro de 2023

       O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta quarta-feira (13) o mais recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses. Ele mostra que Francisco Beltrão está entre os 28 novos municípios que alcançaram o indicador de Alto Desempenho, o que mostra um aumento na qualidade de vida da população, no recorte de uma década. Em 2010, apenas Curitiba aparecia no topo.

       O estudo foi elaborado com dados fornecidos por entidades da administração pública como IBGE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde. Elaborado para todos os 399 municípios do Estado, o IPDM retrata o desempenho em relação à renda, que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária; educação, com indicadores da área; e saúde, refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral.

       Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 e 1, cujos resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho: Baixo Desempenho, Médio-baixo Desempenho, Médio Desempenho e Alto Desempenho. Estão no grau de Alto Desempenho, que é mais elevado, os municípios de Francisco Beltrão, Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Araucária, Toledo, Cafelândia, Cambira, Cianorte e Paranavaí, dentre outros. Aqui do Sudoeste também aparecem na lista Dois Vizinhos, Pato Branco e Saudade do Iguaçu.

       A melhora no desempenho dos municípios paranaenses advém, principalmente, das dimensões educação e saúde, para as quais as cidades vêm, desde o início da série, apresentando constante evolução. Na saúde, a taxa de mortalidade infantil é a menor da história recente e o Samu passou a cobrir 100% do território. Na educação, o Paraná alcançou recentemente a melhor rede estadual no ensino médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

       O diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, enfatiza que no âmbito da renda, especificamente de 2020 para 2021, o IPDM mostra avanço significativo, com 47 municípios ascendendo a um estrato superior, associado ao início de recuperação do mercado de trabalho com o declínio da pandemia da Covid-19 e a progressiva retomada das atividades econômicas.

      Callado explica que o IPDM é um instrumento importante para definir os rumos do planejamento de políticas públicas que podem corrigir distorções, assim como o observado a partir de investimentos em educação e saúde, que tiveram o IPDM elevado em um bom número de municípios.

       Segundo ele, esse instrumento demonstra, estatisticamente, o desempenho dos municípios e das gestões. Também serve para embasar o desenho das políticas públicas, a revisão de muitas políticas públicas quando se fazem necessárias e também o direcionamento para a aplicação de recursos nas áreas mais importantes e necessárias.




Pular para o conteúdo