Copel implanta rede elétrica inteligente em Beltrão

2 de setembro de 2021

O gerente da Copel em Francisco Beltrão, Marcus Vinícus Monteiro, se reuniu com o prefeito Cleber Fontana, para conversar sobre o Programa Rede Elétrica Inteligente, que começa a ser implantado no município. Ao todo são 40 mil ligações da companhia em Beltrão, onde os medidores atuais serão substituídos gratuitamente por medidores digitais.

Os novos equipamentos terão comunicação diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle desde a subestação até o consumidor final. Essa moderna tecnologia permite a leitura de consumo a distância e a gestão do consumo por parte dos clientes no aplicativo da Copel para telefone celular. De acordo com Marcus, o objetivo é modernizar o sistema.

Sensores e dispositivos de controle a distância permitem que a rede elétrica inteligente se religue automaticamente. Nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a tecnologia permite que a companhia detecte e resolva problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição. Se houver necessidade de intervenção de técnicos, será mais fácil localizar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento.

A rede inteligente da Copel utiliza um modelo que já existe em países como os Estados Unidos e Japão. Idealizado para melhorar a qualidade de energia e tornar as cidades cada vez mais inteligentes, o programa permite agilizar o atendimento dos serviços, garantir gestão energética pelo consumidor e reduzir custos operacionais. Os medidores inteligentes também podem integrar serviços como microgeração distribuída, tecnologias de armazenamento de energia, controle da iluminação pública e abastecimento de carros elétricos.