Conselheiro do comitê de Italianos no exterior visita Beltrão

29 de novembro de 2022

O prefeito Cleber Fontana recebeu no Gabinete Márcio Fumagalli, conselheiro do Comitê Paraná/Santa Catarina (Comitê dos Italianos no Exterior), entidade que representa os italianos e descendentes que residem no Paraná e Santa Catarina perante o Consulado da Itália em Curitiba.

Fumagalli também é cavaleiro da Ordem da Estrela da Solidariedade da Itália, título honorífico concedido pelo Governo daquele país. É, ainda, professor de língua e cultura italiana, tutor de mestrados para jovens italianos no Brasil em programas subsidiados pelo Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, e doutor honoris causa da Universidade de Nápoles.

De família com origem na região italiana da Lombardia, atualmente reside em Brusque (SC). O objetivo da visita é conhecer a realidade dos descendentes de italianos em Francisco Beltrão, verificar a possibilidade de parcerias em projetos para a comunidade via Consulado da Itália e estimular o reconhecimento da cidadania italiana a quem possui avós/bisavós/trisavós italianos.

Além do prefeito, o conselheiro manteve contato com várias outras lideranças, entidades e clubes de serviços de Beltrão. Ele estava acompanhado do jornalista Guilherme Del Zotto, que viabilizou a vinda e os contatos de Fumagalli em Beltrão. Inclusive Guilherme também possui cidadania italiana.