Cleber anuncia Zeladoria Municipal e a digitalização da Prefeitura

5 de janeiro de 2022

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (05), o prefeito Cleber Fontana anunciou algumas ações e medidas que serão colocadas em prática pela administração municipal. Dentre as novidades estão a criação da Zeladoria Municipal, que atuará no apoio aos serviços de limpeza e embelezamento da cidade, a revitalização do Instituto de Pesquisa e Planejamento e a digitalização dos serviços da prefeitura, que já começa a ser colocada em prática.

Sobre a Zeladoria Municipal, o prefeito explicou que o objetivo é dar suporte para as secretarias de Viação e Obras e de Meio Ambiente. “Prestamos um bom serviço de limpeza, mas a nossa meta é melhorar ainda mais. Com o crescimento da cidade precisamos ampliar a estrutura para atender a demanda”, explica Cleber. Enfatiza ainda o trabalho será focado na limpeza em geral e no embelezamento.

Em relação ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUB), a meta é criar um amplo banco de dados de todos os setores do município. “Este órgão é estratégico e com a ampliação das informações e da integração, haverá mais facilidade para o cruzamento de informações, beneficiando não só o poder público, mas todos os segmentos do município”, explica o prefeito. Enfatiza ainda que são informações decisivas para a tomada de decisões.

Digitalização

A digitalização dos serviços da prefeitura (Beltrão Digital) começou a ser colocada em prática na virada do ano. Inicialmente, segundo o prefeito, para os procedimentos internos, mas a meta é que em breve a população também possa se beneficiar, fazendo os encaminhamentos ao poder público utilizando esta ferramenta. “Vamos ganhar tempo na tramitação de todos os processos. Além disso, também resultará em uma grande economia em função de dispensar o uso de papéis”, explica.

O sistema integra todas as secretarias e a tramitação interna de documentos já está sendo feita de forma online. “A padronização e a digitalização resultarão em um novo momento para a administração pública. É mais uma medida pensando no futuro da nossa cidade”, define o prefeito. A empresa contratada para operacionalizar a plataforma digital (1Doc) realiza trabalho semelhante em mais de 2250 prefeituras do Brasil.

Acompanharam o prefeito no anúncio das medidas as seguintes autoridades:

Vice-prefeito Antonio Pedron; vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Anildo Krug, Cidão Barbiero, Dile Tonello, Jean Emiliano, Júnior Nesi, Oberdan Saretta, Pedro Tufão Filho, Rodrigo Inhoatto, Ronaldo Bizotto e Tiago Correa; secretários Alaércio Corazza (Gabinete), Antonio Carlos Bonetti (Administração), Alexandre Pécoits (Planejamento) e Claudio Borges (Viação e Obras).