Centro de Zoonoses é realidade é Beltrão

7 de junho de 2019

Foi concorrida a cerimônia de inauguração do Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de Francisco Beltrão (Centro de Zoonoses), nesta sexta-feira (07). Pessoas que realizam trabalho voluntário de proteção dos animais e lideranças de diversos segmentos prestigiaram o ato e aproveitaram para conhecer o espaço viabilizado pela administração municipal, na Pedreira Mães Natureza, no bairro Nova Petrópolis.

“Estamos atendendo uma importante demanda da nossa comunidade. Esse projeto era aguardado com muita expectativa”, comentou o prefeito Cleber Fontana. Também enalteceu o trabalho realizado por ongs, voluntários, veterinários e outros segmentos que atuam na proteção e defesa dos animais. “Sempre contamos com a colaboração de vocês e esperamos continuar com este apoio porque sozinho o poder público não consegue atender demanda”, disse o prefeito.

Leidiane Candido, da Associação Bem-Estar Animal, e Carla Werkhauser, da Ong Arca de Noé, também se pronunciaram e comemoram a conquista. Elas relataram as dificuldades que enfrentam no dia a dia, principalmente para ajudar os animais de rua ou maltratados. Também destacaram que a estrutura vai auxiliar bastante e garantiram parceria nos trabalhos.

O Deputado Wilmar Reichembach, que representou a Assembléia Legislativa, parabenizou a administração municipal pela iniciativa. “Esta é uma data histórica para Beltrão”, definiu o parlamentar. O vereador Paulo Grohs, líder do Governo na Câmara, também enumerou os benefícios que o projeto traz para os animais e para a comunidade. O vice-prefeito Antonio Pedron lembrou do esforçou da atual gestão para colocar o projeto em funcionamento.

O Centro será focado na prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas, caso da raiva, leishmaniose, dengue, febre amarela e outras, além do controle do aumento da população de animais, especialmente de cães e gatos. A prioridade será o atendimento de animais de rua e de famílias carentes.

O projeto tem a coordenação das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente. Na mesma estrutura funciona o setor de endemias do município. O projeto foi executado com recursos próprios do município, que também vai custear a sua manutenção.

Frente de Honra

Fizeram parte da frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; deputado estadual Wilmar Reichembach; vereadores Leo Garcia, Silmar Gallina, Paulo Grohs, Evandro Wessler e Dile Tonello; Angelo Menin, do Núcleo de Veterinários e Zootecnistas do Sudoeste; as representantes dos protetores dos animais: Carla Werkhauser (Arca de Noé); Leidiane Candido, Gabriela Noimann e Gelcimara Vicensi (Associação Bem-Estar Animal); Major Heitos Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Major Jaime Oliveira da Silva Lima, comandante do 16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado; Sargento Charles Civa, comandante da Polícia Ambiental; Marcos Andrade, diretor da Penitenciária Estadual; Waldivino Pires Vieira, presidente da Unibel; Pastor Eder Minetto, presidente do Conpev; Padre Airton Grespan, Pároco da Paróquia São José.