Beltrão conquista Selo Azul da Caixa

6 de janeiro de 2023

Francisco Beltrão é o primeiro município do Brasil que conquistou o Selo Município + Azul Caixa. A entrega oficial foi nesta sexta-feira (06), no auditório da prefeitura, com as presenças do prefeito Cleber Fontana, da direção da Caixa Econômica Federal, vereadores, secretários e servidores municipais.

O Selo Azul é o reconhecimento criado pelo banco federal para cidades que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local.

Ele valoriza a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pela gestão pública local.

Ao receber o certificado, o prefeito Cleber dividiu a conquista com os colaboradores da prefeitura e com a comunidade beltronense. “Sabemos da seriedade e eficiência da equipe da Caixa que analisa os dados dos municípios. Essa conquista é de todos os nossos servidores e da nossa comunidade. É algo para ser comemorado”, relata o prefeito.

O Superintendente de Rede da Caixa, André Raposo, parabenizou a prefeitura e explicou que os municípios são avaliados por meio de 20 critérios, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático. “O objetivo do selo é estimular os municípios para que desenvolvam a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores”, disse Raposo.

Segundo ele, o prêmio valoriza a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pela gestão pública local. Também relata que o Selo vai incrementar ainda mais as parcerias do banco com a prefeitura para investimentos em diversos setores.

Além do prefeito Cleber Fontana e do superintendente André Raposo, também prestigiaram a solenidade: Vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara), Dile Tonello, Fernando Misturini, Jean Emiliano; Júnior Nesi; Oberdan Saretta; Pedro Tufão Filho; Quintino Girardi; Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; Ezio Luiz Lena, Superintendente Executivo de Governo; Mauro Misturini, Superintendente Executivo de Varejo; Carlos Cardoso, Coordenador de Representação de Governo; Rafael Gomes de Lemos, Gerente Geral da Agência Centro em Beltrão; Ricardo Manoel Neto, Gerente da Agência Marrecas e Fábio Sotorriva, Gerente do Posto da Atendimento da Caixa na Justiça do Trabalho.