Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
8 de outubro de 2013
Da assessoria
Prefeito Cantelmo Neto e o secretário de Educação, Viro de Graauw, abriram o evento na segunda-feira
Até sexta-feira, milhares de crianças devem visitar o Centro de Eventos de Francisco Beltrão, local em que está acontecendo a Semana da Leitura, que nesta edição homenageia o centenário do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Já no primeiro dia, crianças de várias escolas municipais participaram das atividades, além de adultos que compareceram para assistir às apresentações e conferir as novidades deste ano.
Tradicionalmente realizada em tendas montadas no Calçadão, a Semana da Leitura agora acontece no Centro de Eventos, local com maior segurança e conforto em que está montado o palco de apresentações, estandes de entidades e com livros e ambientes ornamentados com a temática do homenageado.
O prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB), durante a abertura do evento, destacou que a Semana da Leitura, por ser um dia de atividades diferenciado, deve despertar as crianças para a busca do conhecimento. “Não tem sentido falarmos de incentivo a leitura sem falarmos do papel dos educadores em estimular a curiosidade e conduzir as nossas crianças a procurar o que precisam saber, de forma mais autônoma”, afirmou.
O ator Carlos Moreira mediou as atividades desta segunda-feira, que teve teatro, apresentações de coral, dança e músicas e recital de poesias. Durante toda a semana, alunos de escolas municipais e estaduais acompanharão a programação. “Beltrão é privilegiada por promover um evento como este, visto que em todo o Brasil a leitura precisa ser incentivada e fazer parte do dia a dia das pessoas”, ressaltou o secretário da Educação, Viro de Graauw.
A Semana da Leitura é dedicada aos alunos da rede pública e particular, mas está aberto para a população. Todas as noites, por exemplo, haverá apresentações culturais, palestras e oficinas de contação de histórias.
O homenageado
Nascido em outubro de 1913, Vinícius de Moraes viveu até os 66 anos, atuando como dramaturgo, diplomata, jornalista e poeta. É dele a mais famosa composição da bossa nova, a ‘Garota de Ipanema’, além de ‘Aquarela do Brasil’ e ‘Eu sei que vou te amar’, o que demonstra seu trânsito por temas ligados à boemia, ao amor e à infância. Já foi reproduzido infinitas vezes em declarações de amor pelo ‘Soneto da Fidelidade’ que compôs, mas também em mesas de bares ao proferir que “o uísque é o melhor amigo do homem; é o cachorro engarrafado”.
You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/
Acessibilidade