Motociclistas são orientados

18 de abril de 2019

Francisco Beltrão foi um dos 12 municípios do Paraná que nesta quinta-feira (18) realizou a ação de trânsito “Ágil, porém frágil”, integrando o  Programa Vida no Trânsito. O alvo são os motociclistas e o principal objetivo  conscientizar sobre o risco de acidentes, a importância da manutenção adequada das motos e do uso dos equipamentos de segurança.

Participaram do trabalho de orientação as equipes do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Detran, 8ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância em Saúde), Polícia Militar e Rocam (Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas).

Foram utilizados três locais de movimento intenso de motos para o repasse de orientações e distribuição de material educativo. Os bloqueios foram feitos nas avenidas Porto Alegre, Antonio Silvio Barbieri e União da Vitória. Inclusive o tema utilizado no estado para a campanha foi criado pela equipe de Francisco Beltrão.

O número de mortes decorrente dos acidentes com motocicletas aumentou 17,7% no conjunto destes municípios de 2017 para 2018, de acordo com os dados oficiais do Programa Vida no Trânsito. Do total das vítimas fatais, 70% são homens de 18 a 39 anos. O Programa tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves.

De acordo com  a diretora do Debetran, Marilda Galvan, em Francisco Beltrão as parcerias com os demais órgãos de segurança tem sido fundamentais para o sucesso das campanhas desta natureza. “Aqui temos facilidade de realizar este trabalho de forma conjunta e isso resulta em uma conscientização melhor adequada para a nossa população”, comenta Mari.