Prefeitura irá ampliar hora atividade gradativamente em escolas municipais

20 de abril de 2016

Prefeito Cantelmo Neto se reuniu nesta semana com diretores das 19 escolas de Beltrão para debater proposta de ampliação da hora atividade

Até o final de abril a Secretaria de Educação de Francisco Beltrão irá apresentar o plano de ampliação da hora atividade de professores da rede pública do município. A proposta da Prefeitura colocou fim à paralisação de uma aula por semana que vinha sendo feita pelo sindicato da categoria e foi tema de uma reunião entre o prefeito Antonio Cantelmo Neto e diretores de escolas municipais, nesta semana.

“Nosso governo sempre teve uma postura de diálogo com os professores, que nos últimos anos avançaram em uma série de conquistas e valorização profissional, e isso não seria diferente agora, quando está em pauta a ampliação da hora atividade”, afirmou o prefeito no encontro em que também participaram os secretários de Educação e Administração, Aldair Cambui e Clecio Menegotto.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Beltrão (Sintepfb) cobra o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério (11.738/2008), que estabelece um terço da jornada de trabalho dedicada à chamada hora atividade, o período em que o professor dedica ao planejamento de aulas e correção e elaboração de avaliações. Atualmente, professores com 20 horas semanais têm cinco de hora atividade, quantidade que será elevada para seis.

A proposta sinalizada pela Prefeitura prevê a implantação gradativa da sexta hora atividade, priorizando escolas em que a medida pode ser adotada remanejando as jornadas de professores. “Nossa principal preocupação neste momento é o impacto financeiro da medida em um momento de incerteza econômica no país”, destaca o prefeito Neto.

Com a adoção da medida, Beltrão será um dos únicos municípios da região em que os professores têm um terço de hora atividade.