Estudantes participam de festival de xadrez

22 de agosto de 2022

A prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Educação e de Esportes, realiza nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, o 18º Festival de Xadrez Escolar, envolvendo quase 500 alunos do 2° até o 9° anos e todos os professores de Educação Física das 21 escolas municipais da cidade e do interior do município. Será no Centro de Eventos do Parque de Exposições, com a abertura oficial às 09h00.

O festival é realizado anualmente, mas em 2020 e 2021 não aconteceu devido a pandemia, por isso existe uma grande expectativa para o retorno. Os objetivos são de incentivar a prática do xadrez entre os alunos, proporcionar mais visibilidade para a modalidade esportiva, desenvolver habilidades cognitivas entre os enxadristas, promover mais interação entre atletas, alunos, professores e pais, além de fomentar a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e poder de resolução. Ao final da competição os melhores enxadristas de cada ano/série serão premiados.

A professora Dulcineia Betti, uma das coordenadoras do evento, lembra que o xadrez é trabalhado nas escolas da rede devido a sua relevância para desenvolvimento de importantes habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Também informa que para selecionar os enxadristas que vão representar os estabelecimentos de ensino no festival, as escolas realizaram torneios internos.