Educação municipal adota o Programa Braille Bricks Brasil

26 de setembro de 2023

Nesta terça-feira (26) a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, implantou de forma oficial Programa Braille Bricks Brasil, através de parceria com as Fundações Dorina e Lego, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social, por meio do curso de formação para educadores. O lançamento foi realizado no auditório do Ecomuseu Jorge Baleiro de Lacerda.

O programa auxilia crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira divertida e lúdica, usando as peças Lego customizadas para o Sistema. Profissionais da educação serão multiplicadores dos princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas. De acordo com a secretária Mariah Ivonete Silva, mais de 40 professores da rede municipal estarão envolvidos diretamente com o programa. “Através desta parceria estamos viabilizando este programa sem qualquer custo para o município, além do avanço que teremos na qualidade do ensino para este público”, enfatiza a secretária.

Lançado mundialmente em 2019, o programa tem como objetivo a formação de profissionais da educação na perspectiva da Educação Inclusiva, de modo que estes sejam multiplicadores dos princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas. Outro objetivo é o de promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos.

Serão desenvolvidas atividades relacionadas a conhecimentos sobre: inclusão; reflexão sobre o papel do educador na inclusão; abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS); alfabetização e letramento de crianças com deficiência visual (Língua Portuguesa e Matemática); práticas pedagógicas com o uso do recurso LEGO Braille Bricks; conhecimentos Básicos de Braille; histórico e importância do Sistema Braille; entre outros.

Metas a serem desenvolvidas em 36 meses

Meta 1: Formar profissionais da educação (professores ou gestores) que atuam com estudantes com deficiência visual da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I na perspectiva da Educação Inclusiva, com ênfase no Programa Braille Bricks Brasil, de modo que sejam multiplicadores dos seus princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas.

Meta 2: Contribuir para o letramento e a alfabetização dos estudantes com deficiência visual, matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, por meio do recurso LBB e tornar o Sistema Braille uma ferramenta manipulável mais acessível para estas crianças.

Meta 3: Colaborar para o desenvolvimento de metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que crianças matriculadas no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino, com e sem deficiência visual, possam se alfabetizar juntas e de forma lúdica.