Desfile da Pátria reunirá mais de 10 mil pessoas

5 de setembro de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, está com tudo organizado para o Desfile de 7 de Setembro, nesta quinta-feira na rua Tenente Camargo, no centro da cidade. De acordo com a coordenadora, Loise Rizzieri, mais de 10 mil pessoas devem participar. Será o maior do Sudoeste. O tema para 2023 é “O Nosso Jeito de Ser Brasil”.

“Mais de 5 mil pessoas vão desfilar e certamente teremos uma grande presença do público para prestigiar, o que vai confirmar a nossa previsão”, comenta a coordenadora. São mais de 100 instituições de ensino, forças de segurança, entidades, clubes de serviços e outros segmentos. A rua foi enfeitada com as cores verde e amarelo.

Às 08h45 o prefeito Cleber Fontana e os comandantes das forças de segurança farão a revista à tropa. Às 08h55 tem a execução do Hino Nacional e o desfile começa às 09h00, iniciando na esquina da avenida Luiz Antônio Faedo, seguindo até a esquina da Octaviano Teixeira dos Santos. O palanque oficial será instalado no cruzamento da Tenente Camargo com a avenida Julio Assis Cavalheiro.

O Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito) fará o bloqueio da rua Tenente Camargo, no trecho entre as ruas João Pessoa (próximo do Ginásio Arrudão), até a Octaviano Teixeira dos Santos, a partir das 07h30 desta quinta-feira (07), até o encerramento, por volta das 11h30. Os agentes de trânsito estarão nas ruas paralelas orientando os motoristas.

Transmissão ao vivo

Quem não puder comparecer na rua Tenente Camargo ou está distante de Beltrão também assistirá o desfile, que terá transmissão ao vivo com geração de imagens da Ação TV. A transmissão estará disponível nas páginas da Ação da TV no Facebook e no YouTube, na página da prefeitura no face, na página do PP News no face e pela TV Beltrão, canal 18.1 digital. Outra opção para assistir é no Youtube RBJ TV e Facebook da Rádio Onda Sul FM.

Ordem do Desfile

O desfile será aberto pelo 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, com homens e viaturas. Depois vem as demais forças de segurança. Na sequência tem a passagem das misses, Guarda de São Cristóvão, Apae, CEMAEM, associações de surdos e dos deficientes físicos e visuais, CMEIs, escolas municipais, equipamentos da secretaria de Assistência Social, secretaria de Esportes, escolas e colégios particulares, clubes e entidades, associações esportivas, CTGs e Grupos de Cavaleiros.

Organização

Integram a comissão organizadora a secretaria municipal de Educação, Departamento de Cultura, Debetran, Assessoria de Comunicação, Núcleo Regional de Educação, Guarda de São Cristóvão, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército, 10º Grupamento de Bombeiros e o 21º Batalhão da Polícia Militar. Também prestam apoio das secretarias municipais de Viação e Obras, Saúde, Meio Ambiente e a Zeladoria Municipal. A última atividade da programação será às 18h00, com o arriamento das bandeiras no Calçadão.