CMEIs adotam modelo de intervenção precoce para o Autismo

21 de julho de 2023

Reunião preparatória para o lançamento do projeto

Na próxima quarta-feira, dia 26 de julho, às 09h00, no auditório da Amsop, a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, fará o lançamento oficial do Projeto de Intervenção Precoce para o Autismo, ação que será desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Recentemente foi realizada a última reunião preparatória para o início do projeto, envolvendo a equipe de coordenação. De acordo com a secretária Mariah Ivonete Silva, a prefeitura realiza grandes investimentos na área de inclusão, com melhorias constantes no atendimento das crianças com necessidades especiais.

Ela explica que o projeto que está sendo lançado tem por objetivo a implementação das equipes especializadas em Análise do Comportamento Aplicada nos CMEIs do município. A iniciativa tem parceria com a Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (ABAPAI).

Conforme Mariah, a Análise do Comportamento Aplicada é a ciência que possui mais evidência no tratamento ao Transtorno do Espectro Autista, tendo por objetivo desenvolver habilidades que sejam preditoras de autonomia aos indivíduos. As equipes que atuarão com o projeto nos CMEIs serão compostas por supervisor analista do comportamento, coordenador técnico e aplicadores analistas do comportamento.

“Esses profissionais tem a missão de avaliar antes, durante e após as intervenções, promovendo planos de ensino individualizados. Cabe ressaltar que se trata de uma iniciativa inovadora, considerada modelo ideal para o contexto escolar. Inclusive é modelo é americano”, enfatiza a secretária.