CMEI Marli Abdala vence o Projeto Cozinha Nota 10

17 de outubro de 2019

As merendeiras Juraci Bazotti da Costa, Maria Nunes Cezar e Gisele Gonçalves, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marli Abdala, do bairro Pinheirinho, são as vencedoras da primeira edição do projeto Cozinha Nota 10, que teve a participação dos 19 CMEIs de Francisco Beltrão. Para comemorar a conquista, elas convidaram o prefeito Cleber Fontana, a primeira dama Joice e a equipe administrativa da secretaria municipal de Educação para almoçar no estabelecimento nesta quinta-feira (17).

Uma cerimônia foi realizada na noite anterior, no auditório da Câmara de Vereadores, com a participação da equipe de coordenação e as merendeiras que participam do projeto. Na oportunidade aconteceu a revelação do CMEI vencedor. Na quinta-feira foi instalada uma placa no CMEI para enaltecer a conquista e realizado o almoço festivo. “A alimentação da rede municipal de ensino recebe uma atenção especial da nossa equipe da educação. Temos investido na qualificação das profissionais que atuam neste setor e o resultado é satisfatório. Temos a certeza que todas as crianças dos CMEIs e das nossas escolas municipais estão muito bem servidas”, disse o prefeito Cleber.

O Projeto Cozinha Nota 10 é uma iniciativa da administração municipal, através do setor de alimentação da secretaria municipal de Educação. Conta com a parceria do Instituto BRF e o do Conselho de Alimentação Escolar. Visa reconhecer e valorizar o trabalho das merendeiras. Neste ano foi colocado em prática nos CMEIs e a partir de 2020 deve ser lavado para as escolas municipais.

De acordo com Aline Salvador, Andréa Wessler e Joelen Raiana Favaro Ries, do setor de alimentação escolar e coordenadoras do projeto, “o objetivo é estimular cada vez mais as merendeiras a oferecer uma alimentação escolar de qualidade, garantindo uma alimentação segura, saudável e saborosa. Valoriza as profissionais para que o trabalho seja realizado com êxito e incentiva as crianças para que desde pequenas tenham conscientização sobre a importância da alimentação saudável”.

Sistema de avaliação

Neste ano, de março a setembro, os 19 CMEIs receberam a visita dos avaliadores que analisaram a higiene pessoal, higiene do ambiente, armazenamento, preparação e cardápio. Houve pontuação sobre todos os itens. A vencedora é a cozinha que atingiu a pontuação máxima entre as médias mensais. Como premiação as merendeiras ganharam um final de semana no Itá Thermas Resort e Spa.

Durante a premiação as vencedoras estavam acompanhadas da diretora do CMEI, Indiara Carlotto e da coordenadora pedagógica, Vanderleia Schlickmann de Araújo. A administração municipal foi representada pela secretária de Educação, Mariah Ivonete Silva. Também participaram Carlos Fagundes, Ana Diniz e Francieli de Oliveira, do Instituto BRF, Glaucia Zonta Chaves, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Celoir dos Santos Karpinski, do Conselho Municipal de Educação, as integrantes do setor de alimentação escolar e Maritânia Broering, coordenadora dos CMEIs.