CMEI do Jardim Floresta implanta Horta Sustentável

14 de setembro de 2023

O CMEI Zelir Vetorello, do bairro Jardim Floresta, está desenvolvendo o projeto “O Plantar e o Colher, Criando Hábitos Saudáveis e de Empreendedorismo”. No espaço foi implantada a horta sustentável. A produção é consumida no próprio CMEI e o excedente é comercializado para as famílias dos alunos e dos colaboradores, através de uma feirinha interna. O principal objetivo é fazer com que as crianças tenham contato com o empreendedorismo.

Segundo as professoras coordenadoras do projeto, os produtos são orgânicos e todas as práticas estão voltadas à sustentabilidade. Também contam com apoio da câmara técnica do Meio Ambiente do Condef (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), da Associação Empresarial.  Jean Zanella, responsável pelo meio ambiente e responsabilidade social do Conselho, está participando diretamente e auxiliando o desenvolvimento do projeto.

Além disso o CMEI recebe apoio da Bonetti Agronutri, que cedeu a composteira e através da sua equipe técnica orientou sobre o processo da compostagem. A composteira, além de usar o biofertilizante na horta, também possibilita reaproveitar o lixo orgânico produzido no CMEI, o que é importante para o meio ambiente, pois diminui a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário da prefeitura.

Nesta semana foi realizada a mudança do canteiro das sementes plantadas pelas crianças para a produção de salsa, rúcula, chicória e couve. A ideia do projeto no CMEI partiu das professoras Alessandra, Camila, Claudia, Débora, Fernanda, Geovana, Josieli e Kelli, apoiadas pela diretora Márcia Schmoller de Oliveira e pelas coordenadoras Elizandra e Valdilete.