Central de Interpretação de Libras da prefeitura completa quatro anos

5 de julho de 2023

Joseliane Rigon e Ariadne Anita Schmitz de Souza, intérpretes da Central de Libras

Na manhã deste sábado, dia 8 de julho, a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, organiza um evento para celebrar o quarto aniversário de implantação da Central de Interpretação de Libras (CIL-FB). Será no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, a partir das 08h30. A Central foi implantada em Julho de 2019 pelo prefeito Cleber Fontana e está localizada na secretaria municipal Educação. De acordo com a secretária Mariah Ivonete Silva, “o objetivo é facilitar a comunicação das pessoas surdas, fortalecendo a sua autonomia ao ampliar o acesso a informações e serviços por meio de três tipos de atendimento: presencial, virtual e in loco”.

Ela explica que Central promove a acessibilidade de forma mais digna na vida da pessoa surdo na sociedade, garantindo o bem-estar de todos os cidadãos. De acordo com a resolução que criou a Central, o atendimento público é destinado para as seguintes finalidades: consultas médicas; atendimento psicológico; consulta a advogados; audiências forenses; atendimento junto à assistência social; auxílio junto às escolas, palestras ou eventos promovidos por órgãos municipais; atendimento junto à agência do trabalhador;  emissões de documentos como CPF, Identidade e Carteira de Trabalho; atendimentos em repartições públicas que prestam programas sociais; consulta de benefícios; FGTS; Seguro Desemprego e  atendimento junto aos órgãos de segurança, como Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Além destes atendimentos que representam uma média de 500 ao ano, a equipe da Central realiza interpretações em eventos promovidos pela prefeitura ou em parcerias, vídeos que promovam a acessibilidade e o acesso as informações. “A Central visa especialmente garantir o atendimento de qualidade aos surdos e pessoas com deficiência auditiva, por meio de serviços de tradução e interpretação, promover, facilitar e viabilizar o acesso aos serviços públicos, às informações, ampliar a comunicação e interação entre ouvintes com surdos e pessoas com deficiência auditiva”, enfatiza Mariah. Também atua para criar a acessibilidade, possibilitando que pessoas surdas usuárias da língua de sinais acessem os mais diferentes serviços a que tem direito.