Central de Interpretação de Libras comemora quatro anos

10 de julho de 2023

Na manhã de sábado, dia 08, a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, organizou um evento para celebrar o quarto aniversário de implantação da Central de Interpretação de Libras (CIL-FB). A comemoração foi no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, marcada por homenagens e um retrospecto das suas atividades e finalidades.

A Central foi implantada em Julho de 2019 pelo prefeito Cleber Fontana e funciona na secretaria municipal de Educação. Seu objetivo é facilitar a comunicação das pessoas surdas, fortalecendo a sua autonomia ao ampliar o acesso a informações e serviços por meio de três tipos de atendimento: presencial, virtual e in loco.

O atendimento público é destinado para as seguintes finalidades: consultas médicas e psicológicas; consultas a advogados; audiências forenses; atendimento junto à assistência social; auxílio junto às escolas, palestras ou eventos promovidos por órgãos municipais; atendimento junto à agência do trabalhador;  emissões de documentos; atendimentos em repartições públicas que prestam programas sociais; consulta de benefícios e  atendimento junto aos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A equipe da Central também realiza interpretações em eventos promovidos pela prefeitura ou em parcerias, vídeos que promovam a acessibilidade e o acesso às informações. Visa garantir o atendimento de qualidade aos surdos e pessoas com deficiência auditiva, por meio de serviços de tradução e interpretação, promover, facilitar e viabilizar o acesso aos serviços públicos, às informações, ampliar a comunicação e interação entre ouvintes com surdos e pessoas com deficiência auditiva.

O evento foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, juntamente com a sua equipe diretiva, pelo secretário de Administração, Antonio Carlos Bonetti, pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani, pela chefe do Núcleo Regional da secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel, além de convidados e os profissionais que atuam na Central.