Congresso reúne 1.300 professores em Beltrão

5 de fevereiro de 2020

Nesta semana, dias 3 e 4, aconteceu a abertura do ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão. Os profissionais da educação participaram do Congresso Municipal de Educação organizado pela administração municipal, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura.

Na segunda-feira, no Teatro da Unisep aconteceram palestras com o Neurocientista Fernando Mazzilli Louzada, da UFPR, a Neuropsicopedagogia, Camila Barbosa Riccardi León, professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em da Universidade Paulista (UNIP).

O educador psicopedagogo, palestrante e autor de livros, Altamar Roberto de Carvalho e o escritor Geraldo Peçanha de Almeida, professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Na terça-feira, durante o dia, a programação foi na Unipar, com palestras e oficinas realizadas com professores doutores da Unioeste, UTFPR e da Unipar. Professores da rede municipal de educação de Francisco Beltrão tiveram a oportunidade de mostrar “cases” de sucesso da escola pública. O encerramento, à noite, foi  no Teatro da Unisep, com a palestra “a rodada da paixão: a paixão de educar”, com Emília Cipriano.

A coordenadora do congresso e de formação continuada da rede municipal de ensino, Loise Rizzieri, destaca que é o maior evento de formação realizado até o momento pelo município. Participaram professores municipais, estaduais e de escolas particulares, além de acadêmicos das universidades locais. O evento contou com o apoio da UTFPR de Francisco Beltrão e de Pato Branco, Unipar, Unioeste, Sistema de Ensino Aprende Brasil – Positivo, Colégio Marista de Itapejara do Oeste, Sesc, Sicoob e Sicred.