Cadastramento para vagas de CMEIs agora são online

28 de maio de 2021

Marcia Bertonceli, Maritânia Broering, Promotora Camille, Prefeito Cleber, secretária Mariah, Elis Regina Calegari, Vanderlei Nesi, professora Sandra Benedito e Dirciane Piasson

O cadastramento para obtenção de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Francisco Beltrão pode ser feito agora por meio do site da prefeitura (franciscobeltrao.pr.gov.br). Além de viabilizar a inscrição, a ferramenta também possibilita o acompanhamento da fila de espera, um sistema mais abrangente e transparente para a obtenção de vagas.

O ato de lançamento do sistema aconteceu nesta quinta-feira (27), na sala de reuniões da prefeitura, com as presenças do prefeito Cleber Fontana, da Promotora de Justiça Camille Marques Dib Crippa, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Benedito, da secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva e da equipe administrativa da secretaria

“Estamos disponibilizando um sistema que oferece transparência absoluta, que facilita a vida das pessoas no momento da inscrição e que permite a todos  acompanhar o cadastro via online”, relata o prefeito Cleber Fontana. “É mais um avanço que estamos disponibilizando para a nossa população na área de educação”, completa o Chefe do Executivo.

Ao conhecer o novo sistema e ser informada da redução significativa na fila de espera por vagas, a Promotora Camille relatou que as demandas sobre a questão dos CMEIs que chegavam ao Ministério Público também diminuíram. “Isso é um indicativo que o trabalho está sendo bem feito e que a população está sendo bem atendida”, enfatiza a promotora.

A presidente do Conselho Municipal de Educação também se manifestou. “Percebemos que a equipe da educação trabalha com o coração e considero ser este um momento histórico, um avanço importantíssimo. Percebemos que além de viabilizar mais vagas, o serviço tem muita qualidade e isso tem o reconhecimento da nossa população”, comenta a professora Sandra Benedito.

Como funciona

Os cadastros que já estavam protocolados na secretaria municipal de Educação foram reorganizados e o novo sistema será atualizado mensalmente.      Ao acessar o site da prefeitura, na página principal tem o banner indicando vagas para os CMEIs. Ao clicar a pessoa é direcionada para esta página e tem as opções para fazer a solicitação de vaga ou consultar o cadastro. O sistema é de fácil acesso para que todos que precisam tenham facilidade para acessar.

Mesmo com a disponibilização do sistema online, o atendimento presencial foi mantido na sede da secretaria da Educação. Se alguém precisar de apoio para fazer o cadastro também pode procurar as unidades do Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade Norte que terá o suporte que precisa.

A secretária Mariah Ivonete Silva, da Educação, lembra que são 20 CMEIs disponibilizados pela prefeitura que atendem 2.300 crianças de zero a três anos de idade. Quanto a ordem de inscrições para o preenchimento das vagas, ela garante que sempre foi seguida com rigor, mas existem algumas situações em que as vagas são consideradas prioritárias.

Crianças encaminhadas a qualquer tempo por ordem judicial tem prioridade absoluta sobre os demais encaminhamentos, mesmo não estando inseridas na lista de espera, assim como crianças oriundas de famílias beneficiárias de programas governamentais de transferência de renda (CadÚnico). “É muito importante esta inovação disponibilizada pela administração municipal, pois a publicação eletrônica da lista de espera por vagas mostra a seriedade do trabalho que a nossa equipe realiza”, enfatiza a secretária.