Bombeiros treinam servidores da educação

11 de dezembro de 2019

O 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão está realizando um treinamento dirigido para servidores municipais do setor de educação. São 260 educadores e funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura de Francisco Beltrão que estão recebendo noções de primeiros socorros, combate a princípio de incêndio com uso de extintores e plano de evacuação.

A iniciativa é da secretaria municipal de Educação em parceria com o Grupamento de Bombeiros, através da 10ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil. O treinamento está sendo ministrado pelos bombeiros Luciano Sarmento e Fernando Savian, tendo na coordenação a engenheira de segurança do trabalho da prefeitura, Natielen Somariva Toledo Penso.

O objetivo é construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar e proporcionar aos docentes da rede municipal de ensino condições para enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas. O curso é dividido em duas etapas, até o dia 06 de dezembro foram realizadas atividades à distância, em ambiente virtual, e na seqüência entre os dias 10 a 19 de dezembro estão acontecendo os treinamentos práticos com os Bombeiros Militares do 10º GB.

Conforme o bombeiro Fernando Savian, da Seção de Defesa Civil do 10º Grupamento, em 2020 oe treinamento será estendido às escolas municipais. “Francisco Beltrão possui um grande número de profissionais que atuam na educação e para garantir a qualidade do treinamento optou-se, neste primeiro momento, pela capacitação dos que trabalham nos CMEIs. No ano que vem está programada  nova etapa, com os servidores das escolas municipais”, frisa Savian.

O treinamento está previsto na Lei 13.722, sancionada 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.