Beltrão realiza ações de conscientização sobre o Autismo

30 de março de 2023

Uma programação especial de conscientização sobre o Autismo será realizada no Calçadão de Francisco Beltrão a partir deste sábado, dia 1º de abril, prosseguindo até a próxima quinta-feira, dia 6. Neste sábado a programação será das 08h30 às 12h00. O objetivo é celebrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, cuja data original é 2 de abril.  

       Além do repasse de informações para a comunidade sobre o autismo, haverá uma amostra dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças que frequentam o CEMAEM, com a participação dos profissionais do Centro e das famílias dos alunos.  Tudo será mostrado em um túnel de 15 metros e uma tenda de 100 m2. As entidades parceiras também realizarão suas atividades.

      O Tema escolhido para 2023 é “Autismo: Conheça, Entenda, Respeite e Inclua”. A iniciativa é do Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CEMAEM), prefeitura, secretaria municipal de Educação, SESC, curso de formação de docentes do Colégio Mário de Andrade, Unisep e a Cooperativa de Crédito Evolua.

         Na próxima semana acontecem as palestras temáticas, a partir das 19h00, no espaço coberto do Calçadão, dirigidas para os pais, cuidadores, profissionais da educação e para a comunidade. Na segunda-feira, dia 3, as psicólogas Bruna Nezi, Tamily Miot e Raoany Ribeiro falarão sobre o tema “A importância do Acolhimento”.

       Terça-feira, dia 4, haverá abordagem  com os temas “Autismo, Entenda, Conheça e Inclua”, mostrando os trabalhos que são realizados no CEMAEM e “Autismo sob o olhar da Fisioterapia”. Irão palestrar a neuropsipedagoga Elisângela D’Avila Campos, a especialista em Autismo, Maria Eliza Thomé, a fisioterapeuta Regina Kletec e o educador físico Régis Paes.

       Fechando a programação, na quinta-feira, dia 6, as palestras versarão sobre “Seletividade Alimentar no Autismo” e “Os Direitos dos Autistas”. As palestrantes serão Suélen Skura, que é nutricionista, especialista em seletividade alimentar e mãe de autista, e a Assistente Social Vanice Fedrigo.

       O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é repassar informações e orientações para a população, inclusive visando diminuir a discriminação e o preconceito contra pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. As ações possibilitam dar visibilidade a todas estas questões.




Pular para o conteúdo