Aulas presenciais retornam no dia 10 de maio

28 de abril de 2021

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão serão retomadas no dia 10 de maio. A decisão foi anunciada pelo prefeito Cleber Fontana no final da tarde desta quarta-feira (28), após reunião com a equipe da secretaria municipal de Educação. “É claro que não será uma situação de total normalidade, mas fizemos um planejamento para que todos que queiram possam retornar para a sala de aula. Vamos adotar um sistema híbrido, mas todos terão a oportunidade de frequentar as aulas de forma presencial”, explica o prefeito.

Os trabalhos presenciais serão retomados tanto nas escolas quanto nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).  Serão adotados todos os protocolos de saúde e medidas de prevenção. O prefeito também informa que será disponibilizado o transporte escolar e a merenda para as crianças. “Nossa equipe está com tudo planejado e preparado para este momento tão esperado pelos pais, pelos alunos e pelos professores”, comenta Cleber.

Sistema Híbrido

A secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, explica que os CMEIs funcionarão com 50% da capacidade. Um grupo frequentará pela manhã e outro à tarde. Desta forma, todos serão atendidos em meio período. Nas escolas será feito o rodízio, também respeitando metade da capacidade. Um grupo de alunos frequenta a escola uma semana e na semana seguinte faz atividades em casa. Quem estava em casa vai para a escola naquela semana.

“Todas as decisões passam pelos protocolos de saúde e pela segurança. Faremos avaliações periódicas para ter certeza que tudo estará funcionando bem. Vamos disponibilizar máscaras e álcool gel para todos os alunos e profissionais da educação. As equipes da merenda escolar também usarão luvas e disponibilizaremos escudo facial para os professores que quiserem”, enfatiza.

Mariah também explica que os pais terão a opção de permitir que os filhos frequentem a escola ou permaneçam em casa, o chamado ensino remoto. “Os pais terão total liberdade para decidir, mas acreditamos que a maioria vai apoiar o retorno das crianças para a sala de aula”, comenta a secretária. Relata ainda que os cuidados serão adotados em todos os momentos, desde a sala de aula até a hora de servir a merenda escolar. “Através desta união de forças e com a colaboração de todos iniciaremos esta retomada”, finaliza a secretária.

Foto – Prefeito Cleber Fontana, advogado Lucas Felberg (assessor jurídico), Mariah Ivonete Silva (secretária municipal de Educação), Marta Vendruscollo (coordenadora do transporte escolar), Elis Regina Calegari (coordenadora pedagógica da secretaria) e Vanderlei Nesi (coordenador administrativo da secretaria).