Alunos se preparam para provas do SAEB

17 de outubro de 2023

Nesta semana a Secretaria de Educação da Prefeitura de Francisco Beltrão está realizando “aulões de reforço” para os estudantes da rede municipal que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado a partir da próxima segunda-feira (23) para os estudantes do 5°e do 9° anos do ensino fundamental e das 3ª e 4ª séries do ensino médio regular e profissional.

O Saeb é um conjunto de testes que têm o objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica, incluindo escolas públicas e privadas. Também é fundamental para a próxima nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os testes abrangem o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa, servindo como ferramenta de monitoramento da aprendizagem.

“Nossos estudantes estão preparados, mas estamos viabilizando este reforço para que todos estejam focados nas provas, pois o resultado é importante para a confirmação da excelente qualidade do ensino nas nossas escolas municipais”, comenta a secretária Mariah Ivonete Silva, da Educação. Estão sendo contemplados todos os estudantes do 5º ano e do 9º ano. A iniciativa conta com parceria da Editora FTD, uma das mais importantes e tradicionais do País.

Ferramenta para avaliar a qualidade do sistema educacional brasileiro, o Saeb fornece dados e indicadores que permitem avaliar o desempenho das escolas e redes de ensino do País, além de evidenciar as áreas em que os alunos têm melhor desempenho e aquelas em que há desafios. Os resultados são importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino, diagnosticando as áreas que precisam de mais atenção e orientando a elaboração de planos de melhoria educacional.