Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
28 de abril de 2015
Da assessoria
Prefeito de Anchieta, Ari Prestes, João Machado (Conselho do Trabalho), prefeito Cantelmo Neto, prefeito e secretário de Desenvolvimento local de Campo Erê, Rudimar Borcioni e Nelson Duarte, e a secretária Jovelina Chaves
Um convênio de cooperação assinado nesta terça-feira (28) pelos prefeitos Antonio Cantelmo Neto e Rudimar Borcioni, de Francisco Beltrão e Campo Erê, permitirá o intercâmbio de informações relacionadas às ações de desenvolvimento realizadas nos municípios. O principal objetivo da proposta é colaborar para a criação de um projeto semelhante ao Centro Empresarial de Beltrão no Oeste catarinense.
“Temos hoje um Centro Empresarial consolidado que começa a desempenha um importante papel no desenvolvimento socioeconômico do município e se tornou referência para outras cidades que se preocupam com o tema. Certamente temos a disposição de colaborar com iniciativas semelhantes”, explicou o prefeito Cantelmo Neto.
O convênio foi assinado em evento comandado pela secretária Jovelina Chaves e reuniu o comitê gestor e os parceiros do Centro Empresarial, que já recebeu comitivas com representantes de outros 14 municípios e do Paraguai e Argentina para conhecer o modelo de trabalho do espaço.
O Centro Empresarial foi criado em 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) para desburocratizar e facilitar a busca de informações e orientações de empreendedores. Hoje o espaço mantido pela Prefeitura possui 30 instituições parceiras, que promovem eventos, capacitações e atendimentos de forma segmentada a várias classes empresariais e se tornou modelo no estado pela promoção da formalização de empreendedores e apoio aos MEIs.
A parceria
A ideia da parceria surgiu no início do ano, após visita de comitiva do Oeste de Santa Catarina ao Centro Empresarial. Na época, integrantes da comitiva sugeriram o aprofundamento de relações entre os municípios para troca de experiências exitosas.
Segundo o prefeito de Campo Erê, Rudimar Borcioni, o convênio será importante na implementação de políticas públicas de desenvolvimento a municípios menores. “Temos um olhar bastante parecido com o de Beltrão, de que é preciso fortalecer as pequenas empresas e microempreendedores, mas precisávamos de um caminho pra ampliar esses estímulos de uma maneira mais prática”, disse.
O convênio ainda deverá beneficiar os municípios de Anchieta – do qual o prefeito Ari Prestes também esteve presente – São Bernardino, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso, integrantes do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal, em Santa Catarina.
Acessibilidade