Vidalat Queijos é case de sucesso para acadêmicos de Agronomia

31 de agosto de 2023

Acadêmicos do 6º período do curso de Agronomia do Centro Universitário Unisep de Francisco Beltrão, acompanhados pelo professor de Economia Rural, Antonio Cezar Soares, que também é coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural da prefeitura (Proder), realizaram visita técnica na Queijaria Vidalat – Queijos Coloniais na Água Vermelha. A agroindústria familiar é de propriedade de Roseli e Marildo Capra. É considerada um case de sucesso por vários aspectos nessa importante atividade da cadeia produtiva do leite.

Na conversa com os acadêmicos os proprietários contaram a história da agroindústria, cuja atividade sempre foi a base do sustento da família. O leite utilizado na indústria é oriundo de vacas de rebanho próprio das raças Jersey e Holandesa, cumprindo cuidados rigorosos de higiene, desde a ordenha até o processo industrial. O manejo a pasto, conforme comentado pela proprietária, confere qualidade superior ao leite e ao produto final.

O sistema de inspeção é o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). O queijo colonial produzido na Vidalat conquistou em 2019 a medalha de bronze no concurso Queijo Brasil, realizado em Florianópolis (SC). O queijo colonial temperado ao vinho foi premiado no Paraná com medalha de prata.

Outra conquista importante é que a Vidalat é a primeira agroindústria de queijos coloniais no Brasil com a obtenção do selo carbono neutro, positivando em mais de 30 itens de boas práticas na propriedade, nos aspectos socioambientais, sanitários e de qualidade do produto. Os acadêmicos consideram essa iniciativa importante como complemento dos assuntos teóricos de Economia Rural ensinados em sala de aula. Também constataram que é possível produzir um produto de excelência em unidades de pequeno porte e familiar, atendendo os mercados mais exigentes.