Serviço de inspeção orienta comunidade

19 de maio de 2022

Servido à mesa, saúde ou doença: esta escolha é realizada no momento da compra

      Como consumidor, você está atento ao alimento de origem animal que está levando para dentro da sua casa, ofertando para si e para sua família? Estar atento neste caso significa observar se os produtos tem as características e informações necessárias que garantem que o processo de fabricação foi realizado dentro de normas de segurança e qualidade. Para isso, você deve reconhecer quais destes passaram por fiscalização dos serviços de inspeção, podendo ser o Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIP) ou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

       Este trabalho é realizado para que você não adoeça e nem compre produtos fraudulentos ou com adição de produtos químicos não permitidos, dentro dos limites impostos pelas legislações e considerando a segurança alimentar determinadas pela ciência. Portanto, não queremos vê-los doentes nem desconfortáveis, pois os riscos de doenças infecciosas e intoxicações pelos alimentos merecem atenção, é nesse tipo de produto que os microrganismos adoram se desenvolver quando não há os cuidados necessários, vai comê-los? Bom apetite, mas não diga que não lhe avisamos.

     Para acertar na hora da sua compra, verifique no rótulo as informações de registro do produto no serviço de inspeção, o símbolo do SIM, SIP ou SIF, os dados do fabricante, as características do alimento, embalagem apropriada e refrigeração adequada, se for o caso. Na ausência de informações ou rótulo, quem lhe garante a origem da mercadoria? Vai arriscar? Possivelmente você estará diante de um produto clandestino, sem controle nenhum, portanto, sejamos responsáveis nesse momento, e ser responsável é agir com sabedoria, e este texto lhe traz informações valiosas para que você se torne um consumidor mais consciente e saudável, afinal, é sua saúde que está em jogo.




Pular para o conteúdo