Semana da Agroecologia comemora o Dia da Alimentação Saudável

17 de outubro de 2019

Começou nesta quarta-feira, 16, e prossegue até esta sexta-feira, 18, a programação da Semana da Agroecologia de Francisco Beltrão, composta de palestras, oficinas e seminários. A abertura oficial foi realizada no auditório da Unioeste. As atividades também serão realizadas no Colégio Agrícola e na Assesoar. A organização é da administração municipal, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Plataforma da Comida Saudável, com apoio da Emater, Unioeste e Colégio Agrícola.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora da UTFPR Islandia Bezerra da Costa, vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, que falou sobre soberania alimentar e produção do conhecimento tecnológico. Nesta quinta-feira, 17, pela manhã, no auditório das Assesoar, está sendo realizado o seminário sobre a política municipal de agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável, com o palestrante Leandro Venturin, do Centro ecológico de Ipê (RS).

À tarde, a partir das 14h00, as palestras serão no Colégio Agrícola. A primeira será ministrada pelo engenheiro em agroecologia, Maicon Regionatto, que vai falar sobre manejo e conservação de solos. Na sequência engenheiro agrônomo do Instituto Emater, Ericson Marx, vai palestrar sobre manejo integrado de pragas e doenças.

Nesta sexta-feira, dia 18, às 14h00, na Assesoar, tem a oficina alimentos agroecológicos, da produção ao consumo, com a engenheira agrônoma Janete Rosane Fabro. O Dia Mundial da Alimentação Saudável é celebrado em 16 de outubro.  O objetivo da Semana de Agroecologia é incentivar a agricultura a partir de uma perspectiva ecológica, priorizando a utilização de recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo.

Na abertura oficial fizeram parte da frente de honra o vice-prefeito Antonio Pedron, o secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, o representante da plataforma da comida, Paulo Czekalski, o representante do núcleo de agroecologia da Unioeste, Luciano Candiotto, a chefe da Emater, Sueli Baldo e a coordenadora do Colégio Agrícola, Daiani Betiolo.