Safra de pepino tem aumento de produtividade

18 de dezembro de 2023

Adriane Olegine, produtora do Rio Saudade, com Antonio Cezar Soares, coordenador do Proder

O cultivo de pepino indústria, uma das atividades incentivadas pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão) registrou aumento na produtividade nos últimos dias em virtude das altas temperaturas. Atualmente a produção está sendo comprada pela indústria local Coavo.

A qualidade do produto tem sido superior a do ano passado, explica Antonio Cezar Soares, coordenador do Proder. Os motivos, segundo ele, são as técnicas de manejo e o cuidado diário dos agricultores. “Em uma semana de colheita verificamos na propriedade de Valdecir e Adriane Olegine, em Rio Saudade, um volume colhido em torno de 600 kg, o que permite uma renda de dois salários mínimos na semana, em uma área de 1.500m² de cultivo”, relata o coordenador.

“Isso nos deixa muito satisfeitos pela oportunidade de geração de renda que a administração municipal está proporcionando através do programa, incentivado ainda mais pelos bons seus resultados”, diz Antonio Cezar. Segundo ele, na segunda safra que iniciará em janeiro de 2024, haverá um número maior de produtores, com o planejamento de venda também para outras indústrias da região.

O coordenador explica que mesmo sendo um produto consumido o ano todo, sua demanda tem aumento considerável nesse período de festas de final de ano. Outras cadeias produtivas são incentivadas pelo Proder dentro da horticultura, oportunizando a todos os produtores do município que querem empreender ter acesso a assistência técnica gratuita e apoio da prefeitura.