Reta final no prazo para atualizar rebanhos 

14 de junho de 2023

       Prossegue até o dia 30 de junho em todo o Paraná a campanha de atualização obrigatória dos rebanhos de diversas espécies, dentre elas de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos. De acordo com Claudimar de Carli, secretário de Agricultura da Prefeitura de Francisco Beltrão, até o momento o município não chegou a 50% da meta de cadastramento.

      As autoridades sanitárias do estado alertam que neste momento de risco para Influenza Aviária, é ainda mais importante declarar, inclusive as aves de subsistência, caso das galinhas para consumo na propriedade. A Comprovação pode ser feita on-line no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) ou por meio do formulário “Comprovante de Atualização de Rebanhos” e pode ser realizada em qualquer unidade da Adapar. A de Francisco Beltrão fica na rua Tenente Camargo 1.312, bairro Presidente Kennedy. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (46) 3905-3300.

       A exigência de atualização do cadastro está prevista desde que o Paraná conseguiu o status de área livre de Febre Aftosa sem a necessidade de vacinação. Por isso o cadastro tem uma grande importância para o controle da sanidade. O produtor que não adotar a medida fica sujeito a penalidade financeira inicial superior a R$ 1.300,00, que equivale a 10 Unidades de Padrão Fiscal do Paraná, por não realizar a comprovação durante a campanha. Outra penalidade é a proibição do trânsito de animais de sua propriedade, pois não é emitida a GTA nestes casos.




Pular para o conteúdo