Pulverização com drones é tema de Dia de Campo

13 de dezembro de 2023

Nesta semana o Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão (Proder) realizou mais um Dia de Campo, o último deste ano. A programação foi no Assentamento Missões, na propriedade da família Lazarin, com a participação de produtores rurais de diversas comunidades, empresas parceiras e da equipe que presta assistência técnica gratuita por meio do programa.

De acordo com Antonio Cezar Soares, coordenador do Proder, o principal objetivo foi demonstrar os diversos usos de drones na agricultura. “Além da tecnologia aplicada nas pulverizações, também abordamos a distribuição de fertilizantes sólidos, sementes, mapeamento e recuperação de áreas degradadas”, explica o coordenador.

Relata ainda que os técnicos também falaram sobre os cuidados com o uso do equipamento. Por se tratar de uma aeronave, é preciso adequar a documentação, realizar treinamentos e obter os registros necessários. “O uso de drone, além da eficiência na pulverização, promove a redução de custos de aplicação em condições de campo onde a pulverização convencional não seria possível”, enfatiza Antonio Cezar.

O Proder tem a missão de apoiar os pequenos produtores na diversificação de suas atividades para o aumento da produção e da renda, além de levar conhecimento e tecnologia para o campo. Para organizar este Dia de Campo, o Proder teve apoio da secretaria municipal de Agricultura, da Associação de Pequenos Agricultores do Banco da Terra do Rio 14 e da Agrotech Drones.