Produtores encerram colheita da safrinha de pepino

17 de abril de 2024

Produtores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão encerraram a colheita da segunda safra de pepino indústria. Os resultados da safra principal estimularam o plantio da safrinha, envolvendo produtores de Santo Izidoro, São Marcos, Rio Saudade e do Km 15.

Com a infraestrutura já instalada para a fertirrigação por gotejamento e condução das plantas, os recursos necessários para o custeio da cultura podem ser financiados com a assistência do Proagro, o que garante apoio em caso de condições adversas do tempo.

Um dos principais produtores no município é casal Valdecir e Adriane Olegine, do Rio Saudade. Eles plantaram 2.500 pés de pepino indústria em uma área de 1.500 m². Pouco depois do plantio a cultura sofreu com um leve granizo e ventos fortes, comprometendo o desenvolvimento inicial.

Mesmo assim obtiveram uma produção de 1 quilo por pé plantado, considerada boa. Toda a produção foi adquirida pela indústria Coavo de Francisco Beltrão. Em um ciclo de menos de dois meses de colheita, foi possível uma receita de R$ 12 mil. Agora o produtor está investindo em cultivo protegido (estufas) para reduzir os riscos com os futuros plantios.

O coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, explica que nas áreas do pepino indústria é possível cultivar outros produtos, como o feijão de vagem, cultura já plantada pelo José de Castro, de Santo Izidoro. “Culturas de ciclo curto, com os cuidados necessários e o uso da tecnologia, contribuem para a geração de renda aos agricultores, além de atender a demanda do mercado local e regional com produtos de excelente qualidade”, comenta Antonio Cezar.

Por meio do Proder a prefeitura fornece assistência técnica gratuita e fomenta a diversificação de culturas e atividades, o que possibilita o aumento da renda dos pequenos produtores e a melhoria da qualidade de vida no campo. “Temos viabilizado muitas alternativas aos nossos produtores, dentre elas o cultivo do pepino, que num curto prazo proporciona um ótimo complemento de renda”, conclui o coordenador.