Produtores do Proder conhecem cultivo em ambientes protegidos

15 de setembro de 2023

Agricultores e técnicos do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão fizeram uma visita técnica no Viveiro Baldissarelli. De acordo com Antonio Cezar Soares, coordenador do programa, o objetivo é demonstrar as tecnologias para o cultivo de hortaliças em estufas, ou seja, em ambientes protegidos.

Segundo ele, além do cultivo em campo aberto de hortaliças em geral como alface, brócolis, pepino indústria, tomate entre outros, o cultivo em ambiente protegido é importante porque aumenta a produtividade, reduz os riscos de perdas e melhora a qualidade dos produtos.

Durante o encontro os técnicos e proprietários do viveiro, Moacir e Valdocir Baldissarelli, fizeram uma explanação técnica e acompanharam toda a visita. Também aconteceu apresentação da tecnologia de produção de mudas, aproveitamento da água da chuva, manejo e os tratos culturais necessários.

“Ações como esta contribuem para aprimorar o trabalho já desenvolvido nas comunidades com os agricultores beneficiados e assistidos pelo programa”, diz Antono Cezar. Na sua visão, desta forma o Proder se consolida como um programa abrangente da administração municipal na promoção do desenvolvimento rural.

“O Proder já contempla mais de 200 propriedades rurais, contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola local e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas comunidades rurais atendidas”, diz o coordenador. Também lembra que eventos técnicos são realizados com frequência como forma de oportunizar aos produtores o conhecimento das novidades e tecnologias das mais diversas culturas.