Proder orienta sobre manejo de pragas e plantas de inverno

14 de junho de 2023

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão está prestando assistência técnica gratuita para quase 100 agricultores que atuam na produção de grãos. De acordo com o coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, “o manejo integrado de pragas e doenças tem um papel importante para o desempenho e sucesso da atividade”.

Com a assistência técnica prestada pelo Engenheiro Agrônomo Amarildo Junior e pelo Técnico em Agropecuária Ysakson Matheus Machado, os agricultores recebem orientações periódicas para identificar e controlar no tempo certo as pragas e doenças que podem afetar suas culturas.

“Entender o ciclo de vida delas é importante, o que muitas vezes implica no manejo das áreas que não estão ocupadas com culturas de segunda safra”, comentam os profissionais. Os agricultores assistidos aprendem sobre a importância do uso de plantas de cobertura de inverno, principalmente gramíneas e leguminosas, evitando a permanência de culturas espontâneas de safras anteriores como hospedeiros de pragas e doenças.

Com o solo coberto, é possível aumentar a infiltração de água e recarregar o lençol freático, reduzindo a perda de água por evaporação e a emergência de plantas daninhas. Outro ganho importante é a redução do uso de agroquímicos e da poluição ambiental, com significativo aumento da produtividade, redução do custo de produção e mais lucro para os agricultores.

Dessa forma, segundo Antonio Cezar, “o Proder se consolida como um programa abrangente e essencial para a promoção do desenvolvimento rural e o apoio aos agricultores, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais atendidas”.