Proder intensifica assistência técnica para culturas de inverno

3 de agosto de 2023

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão está intensificando a assistência técnica direcionada para práticas em culturas de inverno. As propriedades de Cleverson Grohalski e de Marcelo Retka da comunidade de Nova União e de Valdecir e Adriane Olegini, no Rio Saudade, trabalham com culturas de inverno e estão entre as contempladas pela ação.

Nestas propriedades é realizado o cultivo de alface, brócolis, almeirão, ervilha e outros produtos com potencial de geração de renda e ocupação da mão-de-obra nesse período. No Verão, em algumas áreas, foi realizado o cultivo comercial do pepino indústria. “A assistência técnica prestada aos agricultores é importante para promover o aumento da produtividade e o fornecimento de produtos de qualidade para os consumidores”, comenta o coordenador do programa Antonio Cezar Soares.

A fruticultura é outra opção importante que exige o cuidado necessário na sua condução e tratamentos fitossanitários nesse período. O produtor Acir do Amaral, no Rio 14, aposta na fruticultura de citros e frutas perenes, como a maçã, pêssego e ameixa.  Além da assistência técnica na parte fitossanitária, os agricultores são orientados quanto a cobertura do solo com plantas de inverno (gramíneas e leguminosas), promovendo o aumento da matéria orgânica, o que reduz o risco de erosão hídrica das áreas de cultivo dessas culturas.

“Cada vez mais o Proder se consolida como um programa da administração municipal que tem buscado o desenvolvimento rural com apoio aos agricultores, contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola local e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, relata Antonio Cezar. A conservação do solo através da demarcação de curvas de nível e o terraceamento também estão sendo trabalhados pelo programa. São práticas antigas, mas que o Proder está incentivando para a conservação do solo e da água.