Proder inicia planejamento da safra de pepino

13 de julho de 2023

Coordenação e técnicos do Proder (Programação de Desenvolvimento Rural) da Prefeitura de Francisco Beltrão, produtores rurais e consultores de empresas parceiras se reuniram em um encontro técnico nesta quinta-feira (13) para iniciar o planejamento estratégico da safra 2023-2024 de pepino indústria.

O coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, explica que o momento é oportuno para conhecer novos materiais para a cultura, manejo nutricional, prevenção e controle de doenças, avanços tecnológicos e opções de cultivo em campo aberto e protegido.

No seu segundo ano de atividade dessa cadeia produtiva no município, alguns produtores integrados no projeto renovaram o interesse em continuar na cultura e já se programam para instalação e ampliação das áreas de cultivo.

O Consultor Aquilino Portera, da empresa TopSeed Premium, especializado na cultura, ressaltou sobre a importância da correção adequada do solo e uso de tecnologia para o monitoramento da irrigação por gotejamento, principalmente para aqueles produtores novos na atividade. Ressaltou ainda que a variedade de pepino Kybria é mais rústica e melhor adaptada para a nossa região.

O Engenheiro Agrônomo Weliton Dalmas, do Viveiro Baldissarelli, abordou aspectos sobre a organização dos novos grupos de produtores para a próxima safra, comercialização, preço do pepino tipos 1 e 2, disponibilidade de crédito para investimento e custeio da cultura, dentre outros assuntos.

“O Programa de Desenvolvimento Rural da prefeitura vem cumprindo a sua finalidade de criar novas alternativas de geração de renda aos nossos agricultores e aproximá-los dos avanços tecnológicos. Hoje são mais de 200 agricultores atendidos”, enfatiza Antonio Cezar. Os produtores e técnicos também confirmaram presença no 3º Simpósio Pepino Cantu e Baldissarelli, que acontecerá em São Jorge D’Oeste, no dia 17 de agosto.